Uma delegação de professores do Instituto Sinodal da Paz participou do 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação que teve como tema: "Conexões com o novo: pertencer, refletir, agir". O evento foi sediado pelo Colégio Sinodal, de 18 a 20 de julho, em São Leopoldo.
O evento reuniu mais de 900 profissionais de educação de 45 escolas da Rede Sinodal de todo o Brasil que tiveram a oportunidade de assistir a palestras, painéis e mais de 50 minicursos. O congresso promoveu a troca de experiências e o desenvolvimento profissional de educadores, atentos aos desafios e as oportunidades do novo século.
Entre os palestrantes, destacaram-se Tiago Mattos, cofundador da Aerolito, reconhecido internacionalmente como expert em futuros; e Alessandro Marimpietri, psicólogo com doutorado em Ciências da Educação, que há mais de 20 anos dedica-se a escutar crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para a reinvenção de inúmeras histórias.
Os minicursos abordaram diversos temas, desde a gestão educacional em contextos de educação bi/multilíngue até o ensino e a aprendizagem em um mundo acelerado, discutindo o novo papel do professor.
O 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação contribuiu para uma reflexão crítica sobre a prática pedagógica e o desenvolvimento de novas habilidades para os desafios da educação contemporânea.
Uma das congressistas do Da Paz é a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Da Paz – Paula Lippert – que destaca que “essa formação continuada da Rede Sinodal de Educação foi de extrema importância, visto que cada momento, em suas singularidades, evidenciou uma abordagem responsável das novas tecnologias, em especial, dos desafios da educação em tempos de IAs, aliada a uma proposta pedagógica centrada no aluno e em princípios humanos. O compromisso com a nossa identidade, bem como as conexões com o novo permeiam o nosso pertencer-refletir-agir, em nossas instituições de ensino, potencializando a promoção de uma educação, cada vez, mais inovadora, inclusiva e humanizadora."
Mais informações e a programação completa do evento podem ser consultadas no site www.congresso.sinodal.com.br.