mídia

Da Paz apoia o basquete em Santa Rosa

O Instituto Sinodal Da Paz é um dos grandes parceiros do Basquete Clube Sojão. A escola disponibiliza a sala onde funciona a sede do clube, bem como a infraestrutura do ginásio onde são realizados os treinos e jogos da equipe. A relação entre o Da Paz e o Sojão é de forma colaborativa, o espaço das quadras é subsidiado para o clube. A parceria foi firmada desde os primórdios da criação do Sojão, em 2014, e a escola tem sido uma grande incentivadora desta modalidade esportiva, sendo que a maior parte dos atletas das categorias de base são alunos do Da Paz. A diretora Leila Rebellato ressalta que a iniciativa do Sojão despertou a prática do basquete, que andava adormecida na cidade, além do compromisso da escola em promover o esporte como forma positiva de socialização e cuidados com a saúde.

O Basquete Clube Sojão foi criado por um grupo de 13 entusiastas, praticantes do basquete, que se reuniam nas quadras da Praça 10 de Agosto. Dentre os fundadores, dez são ex-alunos do Da Paz, como os ex-presidentes Egon Marks e Alessio Wolkweis. Um dos fatores que impulsionou a criação do Sojão é que nos últimos anos, cerca de 80% dos jogadores gaúchos que tiveram passagem pela Seleção Brasileira de Basquete são oriundos da região noroeste. O nome do clube é uma clara referência a cidade de Santa Rosa, conhecida por ser o Berço Nacional da Soja.

Não demorou muito para que os resultados do Sojão começassem a aparecer. A primeira conquista se deu em 2015 com a equipe Sub-17 sendo vice-campeã do Torneio Aberto de Palmeira das Missões. No mesmo ano, foram campeões do Torneio Aberto de Três Passos. O primeiro título adulto veio em 2016: Campeão da Liga Noroeste de Basquete. No ano seguinte, chegando ao terceiro lugar no estadual da categoria adulta. 2017 também foi marcado pelo início da modalidade feminina. Já em 2018, o Sojão conquistou o vice-campeonato gaúcho na categoria adulto.

Em 2019, tornou-se campeão do Torneiro Internacional de Santa Cruz do Sul, um preparativo para a grande conquista que veio com título de Campeão Gaúcho daquele ano. Em 2023 conquistou o título de Campeão da Super Copa RS. Os bons resultados nos torneios têm levado atletas das categorias de base sub-13, 15 e 17 para recorrentes convocações da Seleção Gaúcha de Basquete.

Para reforçar a equipe e fortalecer o bom trabalho que o clube já desenvolve junto as crianças, através dos projetos incentivados de esporte, foi contratado o ex-jogador profissional Leonardo Klassmann Waszkiewicz que ocupa o cargo de Coordenador Técnico do Sojão. Para Leozão, como é conhecido, o objetivo do clube é ampliar as ações esportivas de cunho social, fortalecer a base de atletas e consolidar o Sojão como um dos grandes clubes do basquete gaúcho.