A Escola Evangélica Da Paz começou a funcionar o dia 1º de março de 1949, na Rua Mauá, onde aos domingos a comunidade e reunia para celebrar o culto. Faziam parte da primeira turma trinta crianças de Jardim da Infância e de alunos das três primeiras séries iniciais, sob a direção do Pastor Gustavo Schünemann.
A Sala de aula foi dividida em duas, somando-se a ela um galpão adjacente e recém reformado.
Em 26 de julho de 1953, na presença do então Governador do Estado Gal. Ernesto Dornelles, lançou-se a pedra fundamental do prédio de dois pisos com três salas de aula, um auditório, secretaria e instalações sanitárias, sendo construído com contribuições da Comunidade Evangélica da Paz e de subvenções recebidas do governo.
Em 31 de julho de 1955 foi inaugurado o prédio da escola.
Sob o patrocínio da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (OASE), foi lançada em 15 de janeiro de 1959 a pedra fundamental para a construção de um Jardim de Infância, que foi inaugurado em 21 de fevereiro do ano seguinte.
Com a transformação da Escola Primária em Ginásio, passou a denominar-se “Ginásio da Paz” e, no dia 08 de maio de 1971, com agregação de recursos advindos da Federação Luterana Mundial, com sede na República Federal da Alemanha, foi inaugurado pelo então Governador do Estado, Euclides Triches.
A Escola empenhou-se em ampliar suas instalações, construindo um novo prédio que abriga laboratórios, salas especiais e quadras de esporte.
A escola passou a denominar-se Instituto Sinodal da Paz, atuando desde então, nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.