NOTÍCIAS

Aprendizagem tem continuidade com adaptação às rotinas

Há mais de 60 dias, no Instituto Sinodal da Paz, a exemplo do que está ocorrendo em outras instituições de ensino, as rotinas vivenciadas estão sendo adaptadas a um novo contexto. Diante do distanciamento social ? medida preventiva de combate à pandemia do COVID-19, toda a rotina escolar sofreu mudanças.

Desde o dia 17 de março, quando teve início o isolamento social, a escola reorganizou a sua rotina de trabalho, repensando o processo de ensino e aprendizagem de acordo com as possibilidades disponíveis no momento e com adequações para cada nível de ensino ? da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Primeiro, a escola ofereceu sugestões de tarefas escolares de revisão, atividades lúdicas, leituras, filmes e jogos educativos para serem realizados em casa, com as famílias. Com a prorrogação da suspensão das aulas presenciais, sob a orientação da Equipe Diretiva, os professores elaboraram e encaminharam atividades domiciliares aos alunos.

Nesse mesmo período, em paralelo, os professores do Instituto Sinodal da Paz participaram de Formação Continuada on-line e, a partir de então, iniciaram o trabalho com as videoaulas e tarefas orientadas, utilizando-se do Google Sala de Aula (Classroom) e das seguintes Plataformas Educacionais: Plurall (do Sistema Anglo de Ensino) e Educate (Programa Bilíngue, implementado com as turmas da Educação Infantil ao 4º ano do Ensino Fundamental).

De forma gradativa, os horários das aulas foram sendo ampliados e adaptados a cada nível de ensino do Instituto Sinodal da Paz. Todas as mudanças vivenciadas na rotina, observado o contexto atual, foram e estão sendo estudadas e praticadas com cautela, segurança e, principalmente, com compromisso mútuo entre escola e famílias no intuito de proporcionar o melhor aos seus alunos, dentro das alternativas disponíveis no momento.