ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES

As lições de ?O Pequeno Príncipe? marcaram o Café Literário

Foi em busca da simplicidade das coisas que os professores desafiaram os alunos da 7ª série do Ensino Fundamental do Instituto Sinodal da Paz a lerem e pesquisarem sobre uma das obras mais belas e ricas da literatura infantil: "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.

O Café Literário, realizado no auditório da escola, na manhã do dia 28 de junho, com a presença dos pais dos estudantes da 7ª série (turmas A e B), resultou de muito trabalho e dedicação dos alunos e professores orientadores, que se envolveram durante os últimos meses com a obra literária.

Na oportunidade, foram abordados temas referentes a diversas áreas do conhecimento, a partir das lições de "O Pequeno Príncipe". Em uma bela performance, os alunos incorporaram papeis de apresentadores e personagens para, por meio de atos distintos, mostrarem aos seus convidados a importância dos verdadeiros valores da vida: "SER" ao invés do "TER!".

"O Pequeno Príncipe" é uma narrativa repleta de emoção e revela a história de um homem que reencontra a sensibilidade que tinha quando criança e que havia sido reprimida pelos adultos. Muitas são as lições que podem ser retiradas do livro, em especial, o quanto as "pessoas grandes" não conseguem ver o que realmente tem importância nessa vida. Saint Exupéry mostra, em sua obra, o quanto os homens gostam de complicar e não veem o que realmente é essencial para se viver feliz e amar com o coração.

A apresentação da turma envolveu teatro, música e conhecimento, cujo conjunto emocionou a plateia formada pelos pais dos estudantes. Ao final da apresentação, professores, alunos e familiares confraternizaram com um café da manhã.