FOTOS

DA PAZ - VIAGEM AO URUGUAI

Nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto os alunos dos 1ºs e 2ºs anos do Ensino Médio do Instituto Sinodal da Paz realizaram uma Viagem de Estudos ao Uruguai.

Em Punte del Leste, o roteiro incluiu uma visita ao Cais do Porto, à Avenida Golvero e as praias do Grilo, Brava, e Mansa. Certamente a mão que sai da areia na Praia Brava, impressionou, pois foi levantada ali em fevereiro de 1982, quando o artista plástico chileno Mario Irrazábal chegou ao país convidado pela prefeitura de Maldonado para participar do ''Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre''.  A mão transformou-se em um dos símbolos de Punta del Leste e significa a presença do Homem na Natureza, o Homem surgindo à Vida. 

Na cidade de Montevidéu tiveram a oportunidade de fazer uma parada em Punta Ballena para conhecer a famosa residência do renomado pintor Carlos Paz Vilaró: a Casa Pueblo, que entre tantos espaços apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Vôo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972. Após realizaram um passeio de teleférico pelo Balneário de Piriápolis.

Ainda em Montevidéu conheceram o Estádio Centenário, o Monumento a La Carreta, o Parque José Battle y Ordonez, o Monumento a La Deligência, o Palácio do Governo e do Congresso, a Praça da Independência, o Mausoléu de Artistas, o Portal da cidade e o Mercado Del Puerto. Ao término destas visitas deslocaram-se à Colônia de Sacramento - antiga cidade portuguesa do século XVII -  encantando-se pela sua boa e conservada riqueza arquitetônica. A cidade foi tombada pelo Patrimônio Histórico da Humanidade e as suas principais atrações são o Bairro Histórico, a sua bela Orla, o Porto e o Real de San Carlos, conhecida como a antiga praça de touros.

O grupo viajou em companhia da Diretora Leila Rúbia Zielke Rebellato, professora Fátima Regina Wizniewsky e o professor Giovani Assis da Silva.