FOTOS

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais, 23 de abril, é comemorado para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias). 

A data foi instituída em 1995, pela Unesco ? organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra a Organização das Nações Unidas. A escolha do Dia do Livro não foi aleatória: em 23 de abril de 1616 faleceram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal. 

O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural. 

A ideia dessa celebração surgiu na Catalunha (Espanha), onde, nessa data, tradicionalmente, dá-se uma rosa ao comprador de um livro.

Para celebrar a data no Instituto Sinodal da Paz, a professora de Língua Portuguesa, Raquel Andréia Riewe, orientou os alunos da 8ª série, turmas A e B, a pesquisarem frases e trechos de obras dos autores homenageados e a confeccionarem cartazes com o material coletado.

Essa atividade, que resultou em interessantes e belos trabalhos, foi importante, acima de tudo, para a discussão sobre a importância do livro e o direito à leitura como bem cultural, essencial para a formação cidadã e o desenvolvimento humano.